Hoje se lê o espetáculo? Lê, sim, senhor!
A leitura de textos escritos para o teatro merece um olhar atencioso para as suas diferenças diante de outros textos considerados literários. É o que faz Marta Morais da Costa a partir de duas situações chaves sobre o assunto: uma ligada à pouca experiência que o aluno brasileiro tem com textos dramáticos e outra sobre as grandes possibilidades de nessa lacuna brotar o novo para o leitor, como um caminho de ampliação de sua visão cultural e também de formação de espectadores mais seguros e críticos.

“Hoje se lê o espetáculo? Lê, sim, senhor!”. E, para uma pergunta que já tem resposta, a riqueza está em entender confirmá-la.

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SOBRE A AUTORA
Marta Morais da Costa

  • Doutora e Mestre em Literatura Brasileira pela USP.
  • Pesquisadora da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio.
  • Membro da Academia Paranaense de Letras.
  • Professora Titular aposentada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
  • Atua em linhas de pesquisa nas áreas de formação de leitores, literatura brasileira, literatura infantil e juvenil, dramaturgia e história do teatro brasileiro.
  • Diretora do curso de Letras na PUCPR durante uma década.
  • Criadora e coordenadora do Congresso Saberes, sobre leitura de múltiplas linguagens na PUCPR.
  • Foi Diretora pedagógica da Editora Aymará, em Curitiba.
  • Autora dos Almanaques do Leitor, obra sobre a formação de leitores, que integra a Solução Educacional Tempo da Editora Positivo.
  • Prêmio Cecília Meireles (2016) da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ pela co-autoria da obra Teatro infantil: história, leitura e propostas, publicada pela Editora Positivo.
  • Autora da Sempreviva, obra indicada pela FNLIJ para a Feira de Bolonha em 2010.
  • Entre outras publicações em periódicos e antologias, autora dos livros Mapa do mundo: crônicas sobre leitura, Teatro completo de Roberto Gomes, Palcos e jornais: representações do teatro em Curitiba entre 1900 e 1930.
  • Atividades relacionadas com assessorias, pareceres, palestras e projetos na área da leitura.