Leitura no trabalho: destravando línguas, olhares, pensamentos
A leitura, em seu entendimento universal, é elemento inerente a qualquer ambiente e ocasião. Por outro lado, quando relevamos sua mediação e prática no ambiente escolar, é comum acabarmos por restringir o olhar para crianças e adolescentes.

Em “Leitura no trabalho: destravando línguas, olhares e pensamentos”, as autoras Gilda Maria Rocha de Carvalho e Thatty Castello Branco tratam da formação do leitor já em idade adulta, considerando seu cotidiano no ambiente de trabalho, bem como sua força transformadora e o ganho de autoestima que o conduzem à redescoberta do mundo.

vol4_mockup
foto_gilda
SOBRE AS AUTORAS
Gilda Maria Rocha de Carvalho

  • Mestre em Literatura Brasileira pela PUC-Rio.
  • Graduada em Comunicação Social e Administração de Empresas, com especialização em Gestão do Conhecimento.
  • Co-autora do Manual de Re exões sobre Boas Práticas de Leitura, publicado pela UNESP, livro que foi finalista do Prêmio Jabuti, na categoria Educação.
  • Publicou também diversos outros textos em capítulos de livros, jornais e revistas técnicas.
  • Vice-diretora do Instituto Interdisciplinar de Leitura (iiLer), que acolhe a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. Desde 2008 coordena o Projeto Destrava Línguas para a formação de leitores, oferecido pelo iiLer em parceria com a Gerência de RH da PUC-Rio.

foto_thatty
Thatty Castello Branco

  • Doutora em Literatura Brasileira pela PUC-Rio.
  • Graduada em Letras pela UERJ.
  • Professora de pós-graduação e pesquisadora nas áreas de Formação do Leitor, Teoria e Crítica Literária, Literatura infantil e Juvenil, além de orientadora de cursos a distância do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes/UFF – Universidade Federal Fluminense).
  • Publicou artigos e ensaios sobre estas áreas de pesquisa em canais diversos e colabora com projetos da Cátedra UNESCO de Leitura/iiLer.