Professor leitor: uma aprendizagem e seus prazeres

Ao mesmo tempo que a importância da leitura é um consenso entre educadores na formação de alunos, há nessa afirmação uma difícil questão de autorreflexão: será que também somos leitores?
Com uma linguagem leve e sincera, Eliana Yunes conversa sobre o quanto lemos sem perceber e o quanto perdemos ao não tomarmos a literatura como um ensaio para a vida.
Trata-se de um breve passeio, em 10 capítulos, que parte do reconhecimento da leitura como experiência de troca até a importância da teoria como ferramenta para mostrar o que está por trás da cena.

vol1_mockup
foto_eliana
SOBRE A AUTORA
Eliana Yunes

  • Professora Associada do Departamento de Letras, Coordenadora Adjunta da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio e Diretora do Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio (iiLER).
  • Criadora do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), PNLL – 1992, FBN.
  • Pesquisadora em temas de leitura na América Latina, com publicações em diversos países.
  • Doutora em Letras e em Linguística pela PUC-Rio e pela Universidad de Málaga, na Espanha.
  • Ensaísta, crítica e pesquisadora em formação de leitores, interdisciplinaridade, infância e cultura.
  • Assessora da UNESCO para políticas de leitura e consultora do CERLALC, PNLL.
  • Professora visitante em universidades brasileras e no exterior.