Roteiros de leitura na escola: da biblioteca escolar à sala de aula

Toda leitura é uma interpretação, mas, então, qual é a importância do acervo com que cada pessoa teve contato no enriquecimento do ato de interpretar?
Neste livro, Rubén Pérez-Buendía resgata o papel das bibliotecas escolares: sai a imagem estigmatizada de um lugar de tédio e entra a de território indispensável na escola para a prática pedagógica.
Com indicações para ações que estabeleçam a comunicação entre biblioteca e sala de aula, o autor reposiciona o lugar de importância das bibliotecas para a construção de uma comunidade leitora na escola.
Trata-se de um breve passeio, em 10 capítulos, que parte do reconhecimento da leitura como experiência de troca até a importância da teoria como ferramenta para mostrar o que está por trás da cena.

vol6_mockup
foto_ruben
SOBRE O AUTOR
Rubén Pérez-Buendía

  • Doutorando em Política Pública e Formação Humana pela UERJ.
  • Mestre em Educação pela PUC-Rio.
  • Especialista em Teoria da Leitura e formação de leitores pela Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio.
  • Sociólogo pela Universidade Nacional Autônoma de México (UNAM).
  • Participou como pesquisador na equipe da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, coordenou a linha de pesquisa em Leitura e Bibliotecas Escolares do Instituto para a Inovação e Investigação Educativa (IDIE) da Organização de Estados Ibero-americanos – escritório regional México –, e participou no desenvolvimento de Política Pública de Leitura para a Secretaria de Educação Pública (SEP) e o Conselho Nacional para a Cultura e as Artes (CONACULTA) do México.
  • Atua em linhas de pesquisa nas áreas de formação de leitores, bibliotecas escolares, literatura infantil e juvenil.
  • Autor de artigos e livros, tais como Bibliotecas e ações de leitura (Editora Reflexão/Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio) e Bibliotecas y escuelas: retos y posibilidades en la sociedad del conocimiento, editado pela Océano Travesía.